CBO em ação

“Pacotes” são discutidos no Ministério da Saúde

Recomendar notícia

20.08.2018

“Os médicos oftalmologistas deram uma forte demonstração de unidade e determinação que foi fundamental para que as discussões sobre os “pacotes” alcançasse a dimensão que alcançou, com a participação do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do próprio Ministério Público. Dentro de alguns dias teremos a apresentação das propostas e a continuidade do diálogo para a superação do impasse”.

Esta foi a avaliação do presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), José Augusto Alves Ottaiano a respeito da reunião ocorrida no Ministério da Saúde, em 14 de agosto. O encontro foi solicitado pelo próprio ministro Gilberto Occhi e representou a continuidade de reunião realizada na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados para debater o assunto. Os dois eventos tiveram participação decisiva do CBO e de sua Comissão de Saúde Suplementar e SUS (CSS.S) e do deputado federal e médico oftalmologista Hiran Gonçalves.

Desde o início de 2018,várias operadoras de planos de saúde têm tomado atitudes unilaterais englobando consultas, exames e outros procedimentos médicos oftalmológicos em “pacotes” que interferem profundamente no atendimento aos pacientes e ameaçam a saúde financeira dos prestadores de serviço.

A reunião de 14 de agosto contou com a participação de representantes de entidades médicas, bem como da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), da ANS e do Ministério Público Federal. Como resultado, as partes interessadas devem apresentar propostas para a solução do problema nas próximas semanas.

“O CBO está totalmente empenhado na superação do impasse pelo diálogo e, por isso, já está alinhando as propostas viáveis que atendam aos vários interesses estabelecidos e, principalmente, preservem integralmente os direitos dos pacientes”, concluiu o presidente do CBO.


Comentários

Os comentários não são de responsabilidade do CBO.

Seja o primeiro a comentar esta notícia!