CBO em ação

CBO cria Comissão Representativa dos Prestadores de Oftalmologia do SUS

Recomendar notícia

17.04.2015

Objetivo é sanar problemas que afetam usuários, prestadores e médicos

 

Coordenada por Suel Abujamra, que presidiu o CBO na gestão 2001/2003, a nova Comissão foi criada para ampliar o diálogo com o Ministério da Saúde. "O SUS tem uma concepção muito inteligente, porém sua implantação apresenta inúmeras falhas. A que mais penaliza os pacientes é a falta do pronto-atendimento e o que mais atrapalha os prestadores são a burocracia e a defasagem no pagamento dos procedimentos realizados", declara Abujamra, explicando que a Tabela SUS não é atualizada há cerca de 15 anos.

De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES); existem 1.323 serviços de oftalmologia públicos e privados que servem ao SUS e prestam atendimento a 75% da população. No entanto, esses estabelecimentos sofrem com vários problemas, como burocracia demasiada, pagamentos defasados e dificuldade na implantação de novos procedimentos. Com o trabalho da nova Comissão, espera-se sanar essas deficiências, o que possibilitará mais agilidade no atendimento em todo o Brasil.

A Comissão Representativa dos Prestadores de Oftalmologia do SUS é formada pelos seguintes médicos:

- Milton Ruiz Alves (presidente do CBO)

- Suel Abujamra (Coordenador)

- Allan Teixeira Barbosa

- Alexandre Taleb

- Carlos Alexandre de Amorim Garcia

- Fabíola Mansur

- João Borges Fortes Filho

- Leiria de Andrade Neto

- Ligia Santos Abreu Caligaris

- Wagner Batista

Os interessados em fazer parte da Comissão ou contribuir com sugestões devem enviar e-mail para diretoria@cbo.com.br . Para saber mais, clique aqui.


Comentários

Os comentários não são de responsabilidade do CBO.

Renato Euclides Carvalho de Velloso Vianna em 22 de Abril de 2015

Parabéns esta veio para ajudar a todos!


Cesar Da Soler Dario em 22 de Abril de 2015

Bom dia aos colegas. Prezados Membros da Comissão Gostaria de saber como estão as negociações com o Ministério da Saúde para uma negociação de reajuste na tabela SUS. Fazíamos prestação de serviços em cirurgias de catarata e encerramos a parceria com o município este ano por falta de condições ( socioeconômicas ) de manter um serviço de qualidade. Gostaria de saber se como estão trabalhando os serviços pelo resto do Brasil.? Estamos tentando uma contra partida do município ..mas sem sucesso até o momento. Por exemplo., este ano pagaram as Apacs com hum ano de atraso.. Gostaria de saber como os serviços estão se mantendo viáveis ( fora os serviços de Residência ) no resto do País? Grato. Atenciosamente. Cesar Da Soler Dario Crm/SC 11422 RQE 8183 Criciuma /SC