CBO em ação

Um Exército contra a Cegueira!

Recomendar notícia

15.05.2015

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apresentou, na abertura do V Fórum Nacional de Saúde Ocular, evento realizado no último dia 07 de maio, no Senado Federal, em Brasília, o vídeo “Exército contra a Cegueira”. A obra reforça a atuação da Oftalmologia na promoção da saúde ocular pelo Brasil.

Todos os dias, mais de 17 mil médicos oftalmologistas, um verdadeiro exército contra a cegueira, lutam para garantir o melhor atendimento oftalmológico à população. Veja abaixo alguns números destacados no vídeo dos últimos quatro anos:

- Realização de mais de 240 milhões de consultas oftalmológicas;

- Realização de mais de quatro milhões de cirurgias de catarata.

Um dado que causa preocupação é que apenas 1 a cada 8, desses exames citados, foram realizados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A Oftalmologia está concentrada na assistência especializada (planos de saúde). Este setor privado de atendimento concentra 25% das consultas realizadas no País. Portanto, fica claro que existe uma grande demanda, 75% da população, que depende exclusivamente do atendimento público promovido no SUS e necessita de um atendimento ocular de qualidade.
 
O CBO luta para incluir a Oftalmologia na atenção primária do SUS e com isso ampliar o número de atendimentos oftalmológicos realizados de norte ao sul do Brasil. Muito mais do que apenas ampliar o alcance do médico oftalmologista, esta inserção é crucial para promover a prevenção e para garantir visão saudável nas principais fases da vida:

- Na infantil, quando descobrimos e interagimos com a nossa volta;
- Na escolar, quando aprendemos e apreendemos o mundo;
- Na fase adulta, quando estamos fortes, produtivos e atuamos de forma determinante na economia do País;
- Na melhor idade, quando utilizamos de toda a experiência conquistada para atuar como exemplo para as novas gerações.

Para isso, o CBO elaborou o projeto “Mais Acesso à Saúde Ocular”, com o desenvolvimento de vinte ações distintas, que juntas, garantem o aumento da oferta de atendimento e a redução das desigualdades regionais na área de saúde ocular. Clique aqui e conheça mais sobre esta iniciativa.

Assista ao vídeo na íntegra, clicando abaixo.

 

"Para ler eu não enxergava nada... e ontem e fechei um olho e abri o outro... e li!!"      


Comentários

Os comentários não são de responsabilidade do CBO.

Seja o primeiro a comentar esta notícia!