Oftalmologia em notícias

"Instagram dos médicos", Figure 1 chega ao Brasil e reúne fotos de casos

Recomendar notícia

16.04.2015

Por Juliana Pixinine, do TechTudo

Figure 1 é uma plataforma para compartilhar e discutir casos clínicos

 

O Figure 1, primeiro aplicativo de compartilhamento de imagens médicas do mundo, chegou ao Brasil. A rede social, considerada o "Instagram dos médicos", traz mais de 150 mil profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes estudantes de medicina e enfermagem, que compartilham fotos de casos e pacientes e discutem sobre tratamentos e doenças raros em busca de informações para diagnósticos.

Com mais de 2 milhões de visualizações diárias, a plataforma possui profissionais que compartilham casos clínicos e discutem sobre tratamentos em tempo real. Na rede social, é possível buscar por sintomas, trocar ideias, receber informações e encaminhar imagens para profissionais de todo o mundo. Vale lembrar que boa parte das imagens, por se tratarem de casos raros, são fortes e até bizarras.

Segundo Joshua Landy, médico que desenvolveu o conceito do aplicativo, "A medicina é um campo visual e há muito a ser aprendido das imagens médicas. O Figure 1 é uma ferramenta que capacita o médico a ter ainda mais conhecimento na palma da mão". Ele afirma que criou o app com formato de rede social ao observar como os médicos e residentes discutiam e analisavam imagens de pacientes.

Segundo o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, o Brasil tem mais de 400 mil médicos ativos e 16,5 mil alunos se formam em medicina por ano. Igor Vaz, estudante de medicina, conta já começou a utilizar o aplicativo. "O Figure 1 me ajudou a aprender sobre doenças que não são comuns no Brasil – como queimaduras por gelo", explica. Há fotos de pacientes, raios-x, gráficos e IRM ou TAC.
Privacidade dos pacientes

Segundo os desenvolvedores, o software se preocupa em preservar a identidade do paciente retratado nas fotos. Uma ferramenta automática reconhece e bloqueia automaticamente um rosto que apareça na foto e marcas como tatuagens podem ser bloqueadas para garantir o anonimato. Há também um formulário de consentimento para que a publicação da imagem no "Instagram Médico" seja autorizada.,


O Figure 1 está disponível no TechTudo Downloads para smartphones e tablets Android, iOS e na Web.


Comentários

Os comentários não são de responsabilidade do CBO.

Marcelo Javier Tardio Sandoval em 17 de Abril de 2015

E um bom meio de aprendizagem