Oftalmologia em notícias

GlaucomaDay, Cegueira, Tô Fora! Hospital de Olhos Ruy Cunha na luta contra o Glaucoma

Recomendar notícia

19.05.2016

De 23 e 28 de maio de 2016, das 9h às 22h, no Salvador Shopping, o Hospital de Olhos Ruy Cunha - DayHORC, instituição credenciada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia para o ensino da Oftaltalmologia, realizará a campanha: GLAUCOMADAY – Cegueira, Tô Fora. A ação de utilidade pública tem como objetivo conscientizar a população em geral sobre a importância da detecção precoce, sintomas e riscos dessa doença tão perigosa e que provoca a cegueira irreversível se não diagnosticada e tratada corretamente.

Segunda principal causa de cegueira no mundo (segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS), o glaucoma é uma doença multifatorial complexa, com características específicas, em que ocorre um dano ao nervo óptico e perda progressiva e irreversível do campo visual. Este dano óptico geralmente é causado por um aumento da pressão dentro do olho (pressão intraocular ou PIO), mas pacientes com níveis normais de pressão intraocular também podem desenvolver glaucoma.

Como é uma doença de caráter hereditário, os familiares de portadores de glaucoma precisam fazer sempre os exames preventivos.

Além da hereditariedade, também são considerados pertencentes ao grupo de risco: Etnia negra / Altos míopes / Diabéticos /  Que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares.

Todas as pessoas que façam parte de algum dos grupos acima devem se submeter a exames oftalmológicos com regularidade.

A iniciativa do GLAUCOMADAY - Cegueira, Tô Fora! é alertar ampliar a orientação/divulgação de informações sobre a doença, conscientização sobre a necessidade de se consultar regularmente um oftalmologista, a importância do diagnóstico precoce e indicação adequada de tratamento para cada tipo de manifestação da doença. Durante os seis (6) dias de evento, serão distribuídas cartilhas com informações sobre o que é a doença, como fazer a prevenção, os principais fatores de risco, os sintomas, as variações da doença, realização de triagem com aferição da pressão intraocular. Será também utilizado de um simulador de glaucoma, para que o indivíduo identifique como a doença afeta a visão. A ação pretende de realizar cerca de 2.000 atendimentos e impactar mais de 200 mil pessoas.

O DayHorc está engajado na luta conta doenças oculares, conscientizando e promovendo a divulgação da importância da boa condição da saúde ocular como fator importante para o bem estar e qualidade de vida do indivíduo. Para mais informações entre em contato ou acesse nossos meios:

 

Telefone: (71) - 3272-8469 / 8470
Site: http://www.dayhorc.com.br/pt
Facebook: https://www.facebook.com/DayHORC/?fref=ts

 


Comentários

Os comentários não são de responsabilidade do CBO.

Seja o primeiro a comentar esta notícia!